Relações abusivas, amor próprio e alguns fatos

10:42


Não sou nenhuma guro do amor, não sou formada em comportamento humano, não sou psicóloga, nem sou uma boa conselheira. Sou uma fria espectadora. Desde pequena sempre fui muito neutra em relação a meiguices e sentimentos. Isso não é algo bom, eu tenho dificuldade de sentir e tenho os meus próprios problemas. Mas esse déficit, me dá clareza algumas vezes. Aprendi um pouco sobre domínio próprio e sobre como não criar expectativas em lugares errados (exceto por algumas raras exceções).
Não estou aqui para te dar nenhuma fórmula mágica, nem para te ensinar a não se decepcionar. Estou aqui para colocar alguns pingos nos I's.
Primeiro, você não precisa estar em um relacionamento para ser feliz. Sei que todo mundo diz isso, mas talvez o clichê é só um clichê, porque esta certo. Todos os dias vejo pessoas que procuram amor, somos humanos, temos essa necessidade, é normal. Só que muitas vezes procuramos no lugar errado. Alguns sentem a necessidade de ficar com várias pessoas para suprir esse amor, outras precisam de um namoro, de muitos amigos, de uma boa festa, de uma boa música ou de um bom copo de bebida. Mas essas coisas são somente temporárias, uma hora tudo vai acabar e vamos voltar para a nossa busca incessante. Quando na verdade temos uma fonte de alegria e amor infinito dentro de nós mesmos. Pare de buscar a plenitude em lugares que não te levam a lugar nenhum. Pare de viver de migalhas, pare de viver com só aquilo que você "ACHA" que merece.  Em um texto não é certo dizer ao leitor o que ele deve ou não fazer, mas eu não conheço uma forma melhor de te trazer para a realidade.
Segundo, não dá para amar alguém se não amamos a nós mesmos. Não quero ser religiosa, mas há um livro que diz "Ame o seu próximo como a ti mesmo", ou seja, não podemos dar um amor que não temos. Se não, vai ter sempre um buraco a ser preenchido pelo medo, pela insegurança, pela inveja, pelo ciúmes, pelo descaso...
Terceiro, não fique ansiosa para estar com alguém. Dê tempo ao tempo, não pressione, não cobre, viva. Muitas vezes é melhor estar sozinha(o) do que com alguém que só vai te fazer mal. Espere, por mais que demore para você encontrar o Ser Divino e Maravilhoso que vai te fazer bem, isso não quer dizer que ele não exista. Se você perder o seu tempo com pessoas vazias, vai estar ocupada demais quando a certa chegar (a certa para VOCÊ, não alguém perfeito). Enquanto isso viva a vida, faça amigos, estude, viaje, se conheça, aproveite!
Quarto, não procure o amor que você não teve de amigos e família em outros lugares. Existem vários tipos de amor, e o amor da família, só se encontra com a família (de consideração ou não). O amor dos amigos, com os amigos (os de verdade). Em outras pessoas você só vai encontrar outro tipo de amor, não exija delas algo que elas não podem te dar. Saiba que amor você esta procurando e procure nos lugares certos.
Para finalizar, eu gostaria de dizer que eu escrevi esse texto inspirado por um vídeo da Jout Jout que na minha mera opinião mortal, todos deveriam assistir. O vídeo e o texto tem poucas coisas em comum, mas eu realmente espero que vocês gostem. Assistam!


You Might Also Like

2 comentários

  1. Engraçado que parece tão óbvio quando vemos alguém num relacionamento abusivo, mas a pessoa não consegue sair dessa armadilha!
    Seu texto está ótimo, muito maduro! Apesar de saber disso tudo ainda tenho muito a aprender, autoconhecer antes de me jogar numa relação.
    http://www.umavidaemandamento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vendo de fora parece tudo mais claro. Mas temos que aprender todos os dias pra nós mesmas não cairmos nessa armadilha.
      Bjus!

      Excluir